O que é uma DINÂMICA EM GRUPO PRESENCIAL E ONLINE?

As empresas estão apresentando processos seletivos cada vez mais interativos e dinâmicos para testar as habilidades de seus candidatos. Uma das etapas mais tradicionais é a dinâmica em grupo, que ganhou destaque pelo seu formato online durante a pandemia do novo Coronavírus.


Quando se fala da busca por um novo emprego ou estágio, a preocupação com a elaboração de um bom currículo e com as entrevistas é evidente. Obviamente, essas duas etapas são importantes, mas é exatamente entre elas que você pode se destacar num desafio proposto pela empresa e garantir a vaga.


Atenção a alguns detalhes desta etapa


Como o nome já diz, nesta etapa os candidatos são avaliados em grupo e tem o objetivo de analisar as habilidades e atitudes dos participantes em uma determinada situação, realizando tarefas em equipe. Além de ser uma experiência de como seria trabalhar na empresa, os recrutadores conseguem ter uma visão dos perfis de competências dos candidatos e visualizar comportamentos, atitudes, tomadas de decisões e quesitos como: trabalho em equipe, liderança, criatividade, comunicação.


A ideia desta fase é induzir os candidatos a discutirem, debaterem e trocarem informações dos casos apresentados pela empresa, de situações relacionadas à sua rotina, para a busca de soluções inovadoras e criativas para o problema proposto.


Quanto ao seu formato online, é preciso se atentar à alguns detalhes:

  • Confira a qualidade do áudio e da câmera com antecedência;

  • Esteja num ambiente com boa conexão de internet;

  • Conheça a plataforma que será utilizada durante esta etapa;

  • Escolha um ambiente agradável, com boa iluminação e sem barulho.


Além disso, uma competência muito avaliada é a comunicação, pois é o momento de expor suas ideias com clareza e objetividade, e pontos de vistas, mas sem entrar em conflito. A participação e o engajamento dos concorrentes também são formas de destacar, se atentando às orientações da etapa, participando das atividades, dando sugestões, pedindo a opinião dos outros participantes e se posicionando.


Preste atenção durante toda a reunião, se tiver algum problema e tiver que se ausentar por alguns minutos, informe no chat ou para o recrutador responsável no momento. Participe das ações propostas, pergunte caso tenha dúvidas, aguarde as outras pessoas falarem, se posicionem e mostre quem você é, e porque quer fazer parte da empresa. Assim, você fará a diferença no processo seletivo!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo