O que é PITCH?

Pitch é uma técnica muito utilizada para a apresentação de um negócio ou uma ideia de um projeto inovador, para qualquer público, em uma fala concisa que pode variar de 30 segundos até 20 minutos. Normalmente, nas fases de dinâmicas em grupo e nos painéis com gestores, esse processo dura em torno de 5 a 10 minutos, contendo a solução e a apresentação de ideias para a resolução do problema proposto pela empresa.


É importante que haja a organização e alinhamento dos discursos que serão abordados, e principalmente direcionar conforme seus ouvintes e objetivos que deseja alcançar. No entanto, tem quatro pontos essenciais que devem consistir no seu pitch, mesmo que não haja muito tempo:

  • O problema que está sendo proposto para se resolver;

  • As pessoas que sofrem com o problema apresentado anteriormente;

  • A solução que está sendo trazida para a proposta;

  • O diferencial adquirido com a aplicação dessa solução que vai garantir o destaque da empresa em relação aos concorrentes.


É possível que a banca avaliadora ou até mesmo os gestores façam perguntas para aprofundar as ideias apresentadas. Porém, ninguém quer ouvir perguntas como: “Eu não entendi muito bem como você pretende ganhar dinheiro com essa solução, pode me explicar?” ou “A sua solução não ficou muito clara para mim, como isso tudo funciona?”. Por isso, é essencial que a apresentação do seu negócio seja completa e que ressalte os pontos fortes de seu modelo, para que o momento de perguntas seja para elevar a discussão para um outro nível, e não para repetir ou esclarecer informações já ditas.


Além disso, como essa estratégia é muito presente em duas fases em conjunto com outras pessoas: o trabalho em equipe, a liderança e saber a hora certa de ouvir e falar são alguns outros pontos importantes que também são levados em consideração pela banca e gestores que estão avaliando o momento.


Então, evidencie os pontos fortes de sua apresentação e, caso necessário, se estenda mais nos aspectos que julgue de maior importância. Se seu problema é extremamente relevante e você está trazendo uma solução significativa, não hesite em desenvolver esses pontos por quatro ou cinco minutos. De qualquer forma, é importante notar que, pelo menos, todos os pontos citados acima sejam observados no modelo de negócios e na apresentação.



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