O que é gamificação

Você provavelmente já deve ter ouvido falar de um processo seletivo que envolveu um jogo logo no começo, para conhecer um pouco mais de personalidade ou testar a lógica com algumas questões que envolvem o dia a dia da empresa. Esse método se chama Gamificação ou Gamification, do inglês, que é a utilização de técnicas e conceitos de jogos digitais nos processos cotidianos da empresa, desafiando os candidatos a utilizarem suas competências, melhorando o desempenho a cada nível do jogo enquanto se divertem.


Existem diversas maneiras de utilizar essa ferramenta, como no formato de um quiz para avaliar conhecimentos dos candidatos ou até criar um jogo que estimule os participantes a praticarem determinadas competências para passarem de nível e, verificar se os valores e ideais da empresa coincidem. A opção da criação de um jogo, pode simular vivências semelhantes à realidade de um colaborador da empresa ou exigir situações diferentes, que priorizem as mesmas habilidades necessárias para a vaga.

Os games fornecem informações que permitem analisar o perfil do candidato por meio de algoritmos, já que testa as competências em diferentes níveis por meio de desafios numa realidade virtual. Dessa forma, geram relatórios precisos sobre os dados coletados e mensuram as competências dos candidatos de forma mais ágil e assertiva. Isso também mostra que a empresa se preocupa com o desenvolvimento e inovação das ferramentas utilizadas, atraindo os melhores candidatos às vagas disponíveis.

A utilização da gamificação torna o processo seletivo mais interessante e interativo aos candidatos, os instigando a mostrarem suas melhores habilidades no processo seletivo de forma diferente. Todo o processo da dinâmica acaba por criar um ambiente que envolve as emoções do candidato pela diversão e interesse, construindo no envolvimento da narrativa toda uma estrutura coerente com base numa história ou uma trajetória de eventos. Além disso, tem o processo de relacionamento com a interação de personagens virtuais que podem ser possíveis colaboradores e até mesmo outros candidatos do mesmo processo.

Além de ser divertido, a implementação da ferramenta aumenta o engajamento dos candidatos no processo e os mantêm motivados a darem o melhor de si. Além disso, aumenta a visibilidade dos processos seletivos da empresa frente ao mercado, por não ser um processo de avaliação tradicional, permitindo que os candidatos relaxem e se envolvam de forma mais natural, obtendo um perfil mais coerente com a realidade.


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