Como responder à algumas perguntas na entrevista de emprego

Uma das mais temidas perguntas dos processos seletivos é a frase “Por que você quer trabalhar aqui?”. Pode não parecer, mas essa é uma questão muito importante para o recrutador. Isso porque as perguntas mais simples têm objetivos implícitos de conhecer melhor alguns aspectos do perfil do candidato. Ele quer saber o quanto você pode agregar à empresa e se está entrando por motivos que condizem com o que a empresa procura.


Um outro fator que está se levando muito em consideração é a ligação e conexão entre o candidato e a empresa, conhecido como fit cultural. Na teoria, é o quanto seu perfil profissional se adequa com a cultura da organização, sua missão, ideias e seus valores e propósitos, levando em consideração o conjunto de comportamentos valorizados e incentivados naquela Instituição, e se estão alinhados.


Na resposta, evite somente justificar com os salários e benefícios, pois grande parte das empresas não consideram esses motivos fortes e bons o bastante para a construção de uma carreira sólida a longo prazo. Por isso, foque em pontos como:

  • o que você vê de diferente na empresa;

  • o quanto você se identifica com o objetivo da organização;

  • o quanto você quer crescer junto com a organização.


Citar sobre sua evolução de carreira e desejo de enfrentar novos desafios, com o objetivo de ganhar novas experiências também são boas respostas. Se você vê que a empresa está crescendo e acha que é uma boa oportunidade de evoluir, aprendendo com essa expansão e acredita que a instituição oferece bases fundamentais para se tornar um profissional experiente, pense em seu desenvolvimento de carreira e nos resultados a longo prazo dentro da empresa e siga firme em sua colaboração.






Referência:

BARBOSA, Suria. “Por que você quer trabalhar aqui?” Como responder essa (e outras) perguntas de entrevista!. Disponível em: https://www.napratica.org.br/por-que-voce-quer-trabalhar-aqui-entrevista-na-pratica/


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo