A importância da Linguagem Corporal nas entrevistas de emprego.

As entrevistas de emprego são motivo de muita ansiedade para diversas pessoas procurando um lugar para trabalhar. Na hora da preparação, muitos optam por analisar bastante o que será falado e em como deixar uma boa impressão verbalmente, mas a linguagem corporal é tão importante quanto a verbal, por isso é importante entender qual é o comportamento ideal durante os momentos com o entrevistador.


Deb Niezer, COO (Diretor de Operações) da AALCO Distributing comentou que com a experiência adquirida entrevistando candidatos, os responsáveis pelo recrutamento aprendem a ler as pessoas pelo comportamento e complementa que tudo o que elas falam é questionado de acordo com a maneira como elas agem.


Durante o processo de seleção, é essencial demonstrar uma atitude confiante, sendo assim, é importante dar um aperto de mão firme, sorrir, manter a cabeça erguida e manter uma boa postura, mas sem rigidez. É imprescindível também olhar nos olhos da pessoa com quem se está falando para mostrar que aquilo que está sendo falado é verdade. Outra tática é deixar as mãos sempre visíveis, atitude que, além de transmitir ainda mais confiança, mostra que a pessoa falando não possui nada a esconder.


Dentro disso, ainda há os aspectos emocionais que o entrevistado demonstra, é natural que haja nervosismo na hora e as empresas já esperam por isso, contudo, será analisado se tal sentimento pode ou não ser controlado. Algumas das atitudes que podem ajudar é falar com entusiasmo e controlar a gesticulação, mexer muito com as mãos passa uma imagem de afobação, o ideal é que a maior parte dos movimentos fique com a cabeça, fazendo gestos de concordância e interesse. Os “tiques” de nervosismo também são atitudes a serem evitadas nesse momento.


Por fim, o essencial na linguagem corporal nas entrevistas é mostrar uma atitude confiante e mostrar controle sobre as emoções, assim como demonstrar interesse na vaga e nos recrutadores, sempre acreditando, de fato, naquilo que está sendo dito.

27 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo