5 dicas essenciais para uma entrevista de emprego arrasadora!

A entrevista de emprego é uma das principais fases nos processos seletivos por proporcionar aos recrutadores a oportunidade de conhecer mais profundamente o candidato.

Durante uma entrevista, o recrutador tem a possibilidade de descobrir mais sobre suas experiências passadas e como elas podem ser úteis para o cargo pretendido pelos candidatos, além disso é o momento em que os avaliadores conseguem observar o perfil do candidato, para identificar se ele corresponde aos valores da empresa e se possui as competências necessárias para o cargo que irá exercer.

Sabendo da importância da entrevista para alcançar a tão sonhada vaga dos sonhos daremos 5 dicas valiosas para uma entrevista de emprego de arrasar:


1. Seja a solução!


Se uma oportunidade de emprego surgiu significa que uma determinada empresa pretende solucionar um problema, entretanto muitos candidatos não se mostram durante a entrevista ser a solução para esse problema.

Ao focar apenas em compreender os benefícios da vaga, as atividades e em informações sobre o seu perfil pessoal e suas características, o candidato deixa em segundo plano um aspecto essencial que é o de entender o problema que a companhia pretende resolver e com base em suas experiências anteriores e aptidões como seria o candidato ideal para resolver os problemas que o cargo pretendido terá que enfrentar.


2. Demonstre Energia e Postura!


Busque apresentar empolgação com os novos desafios apresentados para o cargo em que você está concorrendo, afinal mesmo que esteja extremamente animado com a oferta de emprego, o recrutador não vai saber se você não lhe mostrar isso mesmo. Entretanto, também não adianta ficar demasiado ansioso, mas o candidato deve mostrar como está animado com a oportunidade de poder preencher a vaga em aberto.

Além disso, a postura é um aspecto importante para os avaliadores é como diz a frase “o corpo fala” e para isso, aí vai algumas dicas de postura na hora da entrevista:

Mantenha a cabeça ereta, evite gestos que demonstrem nervosismo ou angústia, manter uma postura ereta com naturalidade, manter os seus pés tranquilos no chão, sem ficar batendo ou movimentando rapidamente, demonstrando ansiedade.


3. Jornada do Herói


O conceito de Jornada do Herói é proveniente de uma concepção presente em narrativas mitológicas e tornou-se reconhecido devido ao livro de Joseph Campbell chamado “The Hero With a Thousand Faces” – O Herói com mil faces (1949) que foi de suma importância para revolucionar o modo de contar histórias.

O autor apresenta e estuda diversas histórias em sua obra e nota que todas possuem uma técnica em comum em que o personagem passa por etapas durante a sua jornada até o momento de sua transformação em herói.

A aplicação dessa técnica em processos seletivos tem a intenção de conquistar a atenção e empatia dos recrutadores, além de ser utilizada para se vender para os recrutadores.

Afinal, toda história envolvente tem um elemento de superação, um desafio que foi vencido apesar das dificuldades.


De acordo com o artigo de Laila Vanetti, o conceito de jornada do herói de Campbell se subdivide em 18 etapas e 3 partes, sendo elas Partida, Iniciação e Retorno. Veja abaixo a exemplificação:


1. Partida


Mundo cotidiano: o Herói é apresentado na rotina de seu mundo cotidiano. Chamado à aventura: um evento chama o Herói viver uma aventura em um mundo desconhecido.

Recusa do Chamado: inicialmente, o Herói recusa o chamado devido à inseguranças, medo ou obrigações que o prendem.

Ajuda Sobrenatural: quando se compromete com a aventura, o Herói encontra um mentor/mestre ou recebe ajuda sobrenatural.

Travessia do Primeiro Limiar: nesse momento o Herói de fato abandona o mundo cotidiano e comum para se arriscar no desconhecido.

Barriga da baleia: a última parte da primeira parte, em que o Herói se vê completamente separado de seu mundo cotidiano.


2. Iniciação


Estrada de Provas: o Herói enfrenta provas e desafios para se transformar.

Encontro com a Deusa: o Herói ganha itens que vão ajudá-lo mais tarde em sua aventura, geralmente de uma criatura mítica (representada aqui pela figura da Deusa).

A Mulher como Tentação: o momento em que o Herói quase cai em tentação, seduzido por algo prazeroso que o desvia da missão.

Sintonia com o Pai: o Herói enfrenta o elemento que mais influência sua vida, e geralmente trata-se da figura paterna.

Apoteose: ponto em que o Herói adquire uma compreensão nova e mais ampla sobre si mesmo e o mundo.

A Grande Conquista: o Herói resolve o conflito final e completa a missão da aventura.


3. Retorno


Recusa do Retorno: depois de vivenciar a aventura, o herói resiste à ideia de voltar ao mundo cotidiano e comum.

Voo Mágico: representa o retorno ao mundo normal.

Resgate Interior: o herói recebe ajuda e suporte para retomar a vida comum.

Travessia do Limiar: representa a capacidade de reter e utilizar a sabedoria adquirida durante a jornada, e também de passá-la adiante.

Senhor de Dois Mundos: o Herói encontra equilíbrio entre os dois mundos (cotidiano e desconhecido), também representado geralmente pelo mundo material e espiritual.

Liberdade para Viver: o aprendizado da jornada permite ao herói perder o medo da morte e viver uma vida plena de liberdade, mais concentrado no momento presente.

O que achou? Os 18 passos/etapas de Campbell podem ajudar você a construir sua própria Jornada do Herói.

Vivenciamos etapas dessa Jornada em nossas vidas, às vezes precisamos sair de nossa zona de conforto para resolver um problema, enfrentamos dificuldades, descobrimos novas formas de ver o mundo, e saímos da situação mais fortalecidos e sábios.


4. Estude sobre a empresa


Ao realizar um processo seletivo uma dica fundamental é a de estudar sobre a empresa em que você deseja trabalhar, buscando informações sobre sua cultura e valores, posicionamento de mercado e últimas notícias.

Dessa forma, além de possibilitar colocações mais assertivas e contextualizadas pode se tornar um diferencial aos olhos do profissional de recrutamento e seleção.

Para isso, é de grande importância realizar pesquisas em boas fontes como as próprias páginas oficiais da empresa e suas redes sociais, além disso muitas empresas compartilham relatórios anuais e trimestrais que possuem uma visão geral de iniciativas e planos da companhia para o presente e futuro.


5.Seja Pontual!


O quesito pontualidade, entre outros aspectos, demonstra comprometimento com o processo seletivo além de respeito perante o tempo alheio.

Por isso, busque tentar ao local da entrevista com antecedência de 15 a 20 minutos, possibilitando se preparar até ser chamado para a entrevista, em caso de entrevista online, esteja preparado com no mínimo 10 minutos de antecedência. E no momento que o entrevistador enviar o link da chamada esteja disponível para iniciar a entrevista.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo